Divulgação
O Brasil entrou para a lista dos melhores restaurantes de 2025 segundo a Le Liste, que avalia os melhores centros gastronômicos e hotéis espalhados pelo mundo, e é baseado em uma lista de mais de mil guias e avaliações online, atribuindo notas de 0 a 100. Os chefs são os principais jurados da confiabilidade dos guias divulgados. Por fim, os restaurantes passam por uma série de análises, e uma média é calculada para definir o resultado de cada um. A lista reune cerca de mil restaurantes mundiais. O restaurante brasileiro mais colocado é o Evvai, localizado em São Paulo, com 97 pontos.
O responsável pela gastronomia do estabelecimento é o chef Luiz Filipe Souza, especialista em culinária brasileira e italiana. Já a confeitaria do local conta com sobremesas autorais desenvolvidas por Bianca Mirabili. Aos 23 anos, a cozinheira criou o Pão de Mel de Abelhas Nativas, seu primeiro doce de destaque na imprensa. Além disso, o restaurante possui duas estrelas Michellin. O Evvai conquistou o título de Melhor Restaurante do Brasil e da América do Sul no La Liste.

“Esse prêmio reforça a importância de manter o Brasil em diálogo com o mundo, e receber esse reconhecimento ganha ainda mais sentido porque reflete a consistência que tanto valorizamos na cozinha do Evvai”, afirma o chef em nota publicada na CNN Brasil.
Completam o pódio brasileiro o Maní, também na capital paulista e comandado por Helena Rizzo, conhecida por sua participação no MasterChef Brasil – o estabelecimento recebeu 95 pontos no La Liste. Em terceiro lugar está a Casa do Porco, do chef Jefferson Rueda, no centro da cidade, com 94,5 pontos. Já no Rio de Janeiro, quem venceu a competição foi o Oteque, do chef Alberto Landgraf, com 85,5 pontos.
Hotéis brasileiros na lista dos melhores
Vale lembrar que, além da culinária, o La Liste avalia as melhores hospedagens mundo. Dessa forma, cerca de oito hotéis brasileiros ficaram na lista dos melhores. O vencedor do ranking foi o Hotel das Cataratas em Foz do Iguaçu.
A gastronomia brasileira segue em destaque
Confira a lista completa dos restaurantes brasileiros no ranking:
- Evvai (SP) – 97 pontos;
- Maní (SP) – 95 pontos;
- A Casa do Porco (SP) – 94,5 pontos;
- D.O.M. (SP) – 92 pontos;
- Fasano (SP) – 85,5 pontos;
- Oteque (RJ) – 85,5 pontos;
- Lasai (RJ) – 82,5 pontos;
- Jun Sakamoto (SP) – 76,5 pontos;
- Les Présidents (SP) – 76,5 pontos;
- Sushiguen (SP) – 76 pontos;
- Shin-Zushi (SP) – 76 pontos;
- Tuju (SP) – 75,5 pontos;
- Carlota (SP) – 75 pontos;
- Oro (RJ) – 75 pontos.
Confira os nomes dos melhores do mundo na competição
- Cheval Blanc by Peter Knogl – Grand Hôtel Les Trois Rois (Suíça);
- Da Vittoria (Itália);
- Guy Savoy (França);
- Le Bernadin (EUA);
- Martín Berasategui (Espanha);
- Schwarzwaldstube (Alemanha);
- SingleThread (EUA);
- Robuchon au Dôme – Julien Tongourian (China);
- Matsukawa (Japão);
- Lung King Heen (Hong Kong).
Os chefs brasileiros homenageados no Le Liste
- Danny Khezzar – Bayview (Genebra, Suíça);
- Jessica Rosval – Al Gatto Verde (Modena, Itália);
- Vijay Kumar – Semma (Nova York, EUA).
(Lista divulgada no veículo Estado de Minas)
Acesse o Broune para mais notícias gastronômicas

