Reprodução/CNN
O Brasil receberá a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), de 10 a 21 de novembro em Belém. O evento contará com cerca de 286 programações diferentes em quatro auditórios nas Zonas Azul e Verde. Os governantes se reúnem na COP30 com a finalidade de discutir questões importantes sobre as mudanças climáticas e ambientais, e o presidente Lula confirmou que os visitantes poderão conhecer a realidade da cidade amazônica.
“É preciso mostrar para o mundo o que é a Amazônia e o que é o Pará. Não vai ser a COP do luxo. É a COP da verdade.” O evento ocorrerá no Parque da Cidade, construído especialmente para o evento. Além disso, a administração da Conferência espera receber aproximadamente 50 mil pessoas.
Programação gastronômica

A programação fica sob o comando de Daniela Filomeno, que fará uma espécie de documentário percorrendo a região e explorando a culinária local. A estreia ocorre em 01 de novembro, às 22h, no portal da CNN e no canal do Youtube. Primeiramente, Filomeno irá percorrer a vila de Alter do Chão por meio de um passeio pelos rios que passam pelas comunidades ribeirinhas do Tapajós, Arapiuns e do canal do Jari.
Nesses locais, a apresentadora vai encontrar famílias que produzem farinhas artesanais, grupos ativistas em prol das tartarugas e artesões. Posteriormente, a equipe se desloca para Carajás, no sul do Pará, explorando a natureza da região, além de realizar uma visita ao BioParque Vale Amazônia. Nos dois episódios seguintes, a capital será a protagonista, com os cinegrafistas passando por restaurantes e conhecendo os principais chefes de cozinha local.
Ademais, o programa também vai até a cidade de Mosqueiro, nos arredores de Belém. Por fim, a equipe chega à Ilha do Marajó, a maior ilha fluviomarítima do mundo. O destaque da ilha vai para o búfalo, responsável pela produção de carne, queijo e leite.
Culinária amazônica

A culinária amazônica recebeu influências africanas, indígenas e europeia. Os pescados, mandioca e feijão são alguns dos alimentos que compõem a base da gastronomia desta região. Entre os pratos mais populares estão o pato no tucupi, tacacá, a maniçoba e o peixe assado na folha de bananeira.
O preparo de cada prato
Pato tucupi
O pato é cozido em um caldo ácido, o tucupi, conferindo um toque de maciez à carne. Finalmente, é servido com folhas de jambu, arroz e farinha.
Peixe assado na folha de bananeira
Alho, cebola e especiarias locais são os principais temperos que compõem o pescado. Posteriormente, é enrolado na folha de bananeira.
Açai com peixe
Na Amazônia, o preparo do açai é completamente diferente do alimento que a população do sudeste do país consome. Nestas regiões do Brasil, o açai vira uma sobremesa que recebe complementos como paçoca, granola, leite condensado e frutas. No entanto, no norte do país, a população consome o alimento em sua forma totalmente pura, sem açúcar e com o adicional de pescados.
(Fonte das receitas – revista amazônica)
Acesse o Broune para mais notícias gastronômicas

