Reprodução/Diego Sanchez

A Cinemateca Brasileira vai sediar a 6ª edição da Feira do Caminho do Queijo Paulista, nos dias 27 e 28 de setembro. O evento reúne, há oito anos, cerca de 16 produtores de queijo do estado de São Paulo. Por isso, o menu é diverso; os visitantes poderão provar e comprar queijos frescos e maturados em cavernas.

A feira receberá, esse ano, um total de 60 produtores de cidades como Cabreúva, Bofete, Pardinho, São João da Boa Vista e Amparo.

Além dos queijos artesanais, a Feira do Caminho do Queijo Paulista traz outras opções para completar a experiência.

Os amantes da alta gastronomia vão poder degustar vinhos, embutidos, chocolates, cafés, chás, azeites, charcutaria e receitas com o uso do leite de vaca, búfala e ovelha.

Confira, então, a lista das fazendas participantes da feira: BelaFazenda (Bofete), Fazenda Atalaia (Amparo), Laticínio Montezuma (São João da Boa Vista), Pardinho Artesanal (Pardinho) e a Pé do Morro (Cabreúva).

Entre os centros gastronômicos expositores, estarão na feira o Restaurante Mocotó, a Le Blé Casa de Pães, Borriello Azeites, Cervejaria Trilha, o bar de vinhos Tão Longe, Tão Perto; e a Sim! Cerveja Sem Álcool.

Participações especiais na Feira do Caminho do Queijo Paulista

Reprodução/Instagram @caminhodoqueijopaulista

Ademais, o evento de 2025 reúne algumas participações especiais, são eles: Lobozó e Curiango trarão pastéis, tostadas e pães; a Olive e a Pé do Morro trazem as pizzas; e a Lano-Alto e a Casa Carbone vão cozinhar hambúrgueres para o público.

Martina Sgarbi, da QJO Martina, disse em nota ao Portal CNN Brasil que o plano é faturar 50% a mais do que o ano passado:

Nosso propósito é aproximar o mercado e os consumidores dos pequenos produtores em um momento em que o interesse pelos produtos artesanais, sobretudo os queijos, vem crescendo.

Confira as datas, horários e preços:

  • Sábado, das 10h às 19h
  • Domingo, 10h às 18h 
  • Local: Cinemateca Brasileira
  • Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207- Vila Clementino
  • Preços: R$10,00 (inteira), R$5,00 (meia)

Os visitantes podem adquirir os ingressos por meio do instagram da feira

(Informações sobre participantes e expositores retiradas da CNN Brasil).

O evento, aliás, já participou e ganhou as medalhas do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, sedidado em Tours, na França. A gastronomia especializada em queijos considera o festival como um dos mais importantes para avaliar queijarias ao redor do mundo.

Três queijarias conquistaram o prêmio, resultando em seis medalhas conquistadas. A primeira é a Bela Fazenda, com o queijo Benzinho (Ouro), seguida pelo seu queijo Goró (Prata). Posteriormente, quem recebeu a medalha de bronze foi o Iogurte, o queijo Urucum e o doce de leite da Queijaria Santa Vitória.

Por último, temos o queijo Romano, da Fazenda Lano Alto. Dessa forma, O Caminho do Queijo Paulista ocupa, hoje, a posição de um dos eventos mais renomados e importantes da queijaria brasileira e mundial.

Em Julho, aconteceu a VIII edição do Prêmio Queijo Brasil, em Blumenau. As queijarias integrantes do Caminho do Queijo Paulista estavam presentes com suas iguarias, e produziram mais de 2.000 amostras para o concurso.

No total, conquistaram então cerca de 21 medalhas de ouro, 23 medalhas de prata e 10 medalhas de bronze.

Acesse o Broune para mais notícias gastronômicas

Avalie essa receita

0 / 5. Votos: 0