Reprodução/Instagram @apizzadamooca

Na última segunda-feira, (08), a 50 Top Pizza World 2025 divulgou uma lista com as vencedoras das melhores pizzas do mundo. E não é surpresa de que seis desses estabelecimentos ficam no Brasil.

A lista avalia critérios como sustentabilidade, ambiente, recepção dos clientes, qualidade dos ingredientes (massa, molho e combinação dos alimentos), por meio de algumas visitas anônimas. O Sommelier italiano Albert Sapere foi o idealizador da 50 Top Pizza, em 2017.

Além disso, por meio de uma série de avaliações, as pizzarias batalham entre si para ver quais ficarão no guia do italiano. Chegou, então, a vez das pizzas latino-americanas. Em nota a CNN, disse: “Procuramos recomendar aos nossos leitores lugares cheios de personalidade, que usam ingredientes de qualidade.”

Ele também conversou com o veículo sobre a ideia da criação do guia:

O 50 Top Pizza nasceu juntamente com os outros dois curadores do guia, Barbara Guerra e Luciano Pignataro, e nossas diferentes experiências se uniram. Barbara e eu fomos organizadores de um congresso de chefs e pizzaiolos chamado LSDM por 13 anos, com várias edições ao redor do mundo.

Foi o primeiro congresso culinário a ter pizzaiolos como palestrantes, ao lado de chefs.”

A CNN ainda falou com o Sommelier sobre os critérios para avaliação dos estabelecimentos:

A primeira edição do guia na Itália nasceu em 2017, mas o projeto foi iniciado em 2014. Precisamos de tempo para criar uma rede de pessoas confiáveis que pudessem nos ajudar, seguindo nossos padrões para realizar o projeto.

Assim como foi para a Itália, também adaptamos para os outros lugares, levando tempo para construir uma rede de colaboradores com grande paixão por pizza.

Nossa estrutura é vertical; no caso da América Latina, temos um líder de painel, que é nosso ponto de referência, para cada país. Conversamos com eles continuamente e nos comparamos para entender as novas tendências desse mundo.”

Ademais, o Brasil é o segundo país que mais possui italianos em seu território depois da Itália. Então, adaptamos as pizzas para o paladar brasileiro, adicionando, além dos ingredientes italianos, alguns alimentos locais de cada região.

É comum por aqui ver pizzas super recheadas com milho, catupiry, embutidos como calabresa e bacon, carne de sol, palmito e outros. O povo brasileiro está sempre inovando, por isso, é possível encontrar de tudo. Já ouviu falar da pizza de filé?

Em suma, esta iguaria é feita com pedaços de filet mignon, catupiry e molho de tomate por baixo, e é comum encontrá-las em cidades interioranas de São Paulo.

No entanto, na hora de avaliar as redondas, é preciso levar em conta os critérios de uma boa pizza segundo as regras italianas. Portanto, é isso que a 50 Top Pizza fez.

A seguir, confira a lista das pizzarias brasileiras vencedoras:

1 – 3º lugar: Leggera Pizza Napoletana (SP)

Localizada em Perdizes, São Paulo, traz as clássicas pizzas napolitanas com massa fina, bordas altas e largas.

Reprodução/Instagram @leggera

2 – 31º lugar: Ferro e Farinha (RJ)

Foi criada pelo chef nova-iorquino Sei Shiroma, e conta com unidades em Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca e Botafogo.

Reprodução/Instagram @Ferro e Farinha

3 – 36º lugar (empate): A Pizza da Mooca (SP)

Localizada na Mooca, bairro antigo e de origem italiana, utiliza farinha italiana em suas pizzas, e traz mais duas unidades também na capital paulista – Vila Mariana e Pinheiros.

Reprodução/Instagram @pizzadamooca

4 – 36º lugar (empate): QT Pizza Bar (SP)

Além das pizzas salgadas tradicionais, a pizzaria se destaca pelas pizzas doces – “Pizzamisú” (releitura da famosa sobremesa italiana tiramisú), e a “Pizzanoffe”, pizza de doce de leite com banana, e merengue.

Reprodução/Instagram @qtpizzabar
Reprodução/Qt Pizza Bar
Reprodução/Qt Pizza Bar

5 – 50º lugar: Unica Pizzeria (SP)

Também produz pizzas no estilo napolitano. Fica em Campo Belo, São Paulo

Reprodução/Instagram @unicapizzeria

6 – 96º lugar: Veridiana (SP)

Possui três unidades em São Paulo – Higienópolis, Jardins e Perdizes. Também segue o modelo de pizzas napolitanas.

Reprodução/Instagram @veridiana

Para mais notícias gastronômicas, acesse o Broune

Avalie essa receita

0 / 5. Votos: 0