Reprodução/Pexels
O cooktop de indução é compacto, leve e seguro, além de reduzir o consumo de energia, graças à seu campo eletromagnético, que converte o calor direto para a panela. Além disso, a superfície do fogão permanece fria, diminuindo os riscos de acidente. O controle da temperatura também pode ser ajustado rapidamente.
Mas para aproveitar todos os benefícios da tecnologia, é preciso utilizar os utensílios corretos. Esse tipo de fogão funciona somente com panelas que possuem material capaz de conduzir calor. Dessa forma, estão divididas em quatro categorias:
- Panela de ferro fundido – É a queridinha dos chefs. Essa panela retém o calor de forma ágil e eficaz, considerada ideal para cozimento de alimentos que tem preparo lento e elaborado, e carnes grelhadas. A desvantagem dessa panela é que ela pode pesar até 06kg, desanimando alguns possíveis consumidores.
- Panela de aço inoxidável – São conhecidas pela durabilidade, resistência e não transmitem sabor aos alimentos.
- Panelas com fundo magnético – Se você não possui ou não deseja adquirir uma panela de ferro ou de aço, não se preocupe – você também pode utilizar panelas comuns, desde que tenham uma base magnética. É o caso de algumas panelas de alumínio e cerâmica, por exemplo.
Como saber se a sua panela está apta para o fogão de indução?

Normalmente, a informação aparece na descrição do produto, mas isso não é uma regra. Caso não a encontre, procure pelo este símbolo mostrado acima.
Mas se ainda não tiver certeza, você pode colocar um ímã no fundo na panela. Se grudar, está apta para a utilização em cooktops. Ah, e preste atenção não só no diâmetro correto da panela, mas também em seu fundo, que não pode ser irregular.
A seguir, confira algumas opções seguras de panelas para o fogão de indução:








Fogão elétrico x fogão a gás x fogão por indução
Portanto, agora que já explicamos o funcionamento do cooktop por indução, entenda as diferenças entre o fogão a gás e o fogão elétrico, e descubra qual o melhor modelo para você.
- Fogão a gás – É mais barato, acessível e possui aquecimento instantâneo. Aceita qualquer tipo de panela. No entanto, não é considerado o modelo mais seguro, podendo causar mais acidentes e queimaduras do que o fogão elétrico ou por indução.
- Fogão elétrico – Fácil de limpar e possui condução térmica baixa, diminuindo, assim, os riscos de acidente, além de contar com funcionalidades extras como timer e desligamento automático.
(As fotos dos utensílios foram retiradas do Portal G1).
Acesse o Broune para mais conteúdos gastronômicos