Reprodução/Pexels

No último mês, o país tem sofrido com a intoxicação de metanol, causada pela ingestão de bebidas adulteradas. Dados do Ministério da Saúde, divulgados no último dia 05, revelaram que o Brasil registrou cerca de de 16 casos confirmados e 209 em investigação.

No total, são 13 estados com casos notificados – Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Em relação aos óbitos, o Ministério da Saúde confirmou duas mortes em São Paulo e 13 em investigação.

Além disso, autoridades afirmaram que já estão trabalhando na distribuição do etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento das intoxicações por metanol.

Os sintomas

Inicialmente, os sintomas podem parecer inofensivos. No entanto, o metanol é conhecido por evoluir rapidamente para um quadro grave, afetando a função cerebral e trazendo riscos como cegueira e morte. Nas primeiras doze horas da ingestão, o afetado pode confundir o mal estar apenas como uma “ressaca”.

O paciente pode sentir náuseas, tontura, dor abdominal e dor de cabeça. Mas o perigo mora justamente na confusão dos sintomas, que faz com que a pessoa intoxicada demore a procurar atendimento médico. Porém, enquanto o indivíduo espera o mal estar passar, os exame já podem mostrar sinais de intoxicação.

Reprodução/ Arte G1

Drinques sem álcool

Ao mesmo tempo, bares e estabelecimentos buscam alternativas para combater os impactos causados pelo metanol e diminuir o prejuízo. Especialistas estão estudando os efeitos da substância, e a principal recomendação é evitar bebidas que contenham destilados como vodka, gin, tequila, licor, conhaque, gin e outros aguardentes.

Contudo, alguns consumidores optaram por cortar completamente o consumo de álcool enquanto a intoxicação não for contida. Por isso, os centros gastronômicos decidiram investir na produção dos mocktails – versões sem álcool dos coquetéis.

Mas se não quiser sair, também é possível reproduzir os drinques sem álcool em casa. Confira nossa lista abaixo:
Reprodução/Pexels

Mocktail de morango

Para preparar o drinque, misture suco de morango com água com gás e algumas fatias de limão. Mas não se esqueça de servir bem gelado!

Essa bebida é perfeita para dias quentes e vai bem com refeições leves.

Limonada Roxa

Para esse drinque, vamos utilizar suco de limão, xarope de açúcar roxo e água com gás. Sirva com gelo e uma rodela de limão para enfeitar e ao mesmo tempo dar um toque refinado à sua bebida.

Mojito

Essa receita leva suco de meio limão e duas colheres de açúcar no fundo da taça. Após acrescentar estes ingredientes, adicione folhas de hortelã no copo junto a algumas pedras de gelo. Posteriormente, preencha o recipiente com água tônica e mexa. Decore como quiser.

Sangria sem álcool

Para o preparo da sangria, basta misturar suco de uva, suco de laranja, fatias de frutas frescas (como laranja, limão e maçã, por exemplo), e a água com gás. Deixe gelar bem e sirva em uma jarra.

Acesse o Broune para mais notícias

(As receitas pertencem ao blog do Pão de Açúcar)

Avalie essa receita

0 / 5. Votos: 0