Reprodução/Instagram @masterchefbr

Daniela Dantas é a mais nova campeã da 12ª temporada do MasterChef Brasil. A edição de 2025 estreou em 27 de maio, com um total de 18 participantes e comandada pelos renomados chefs Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Helena Rizzo.

O programa, exibido às 22h30 na tela da Band, veio com uma nova proposta: Os competidores agora não foram ao mercado – dessa vez, receberam os insumos para montagem dos pratos por meio de uma espécie de delivery.

Participação especial no programa

Um fato interessante a destacar, é que a chef Paola Carosella fez uma participação especial no MasterChef, contribuindo para a atmosfera diferenciada da temporada de 2025.

Por meio de um aplicativo de celular, os cozinheiros pediram os alimentos, que foram distribuídos pela produção. Além disso, a primeira prova trouxe um duelo. Depois de um sorteio, houve então a definição dos dois primeiros chefs a duelar: Rodrigo Pedroza e Felipe Miyasaka.

E assim, as duplas foram surgindo e escolhendo as categorias das batalhas; Estavam disponíveis no cardápio frutos do mar, bovinos, carne suína, aves, legumes, grãos e frutas, além de poderem escolher os laticínios que fariam parte de suas receitas.

Salomar, Flávia e Teresa foram os primeiros eliminados.

A primeira prova em equipe do MasterChef aconteceu no dia 03 de junho. Os amantes da cozinha ficaram responsáveis pelo preparo de três finger-foods (porções pequenas de comida que podem ser consumidas com as mãos), oferecendo duas opções doces e uma salgada, todas inspiradas em comidas típicas dos parques de diversões.

Além disso, todos os doces tinham a obrigatoriedade de conter chocolate no preparo. O programa, inclusive, recebeu o chocolatier Alê Costa, para demonstrar alguns preparos interessantes e sofisticados com o uso do alimento na confeitaria.

Carlos Reinis/Band

Já na prova de eliminação, foi preciso dominar as técnicas do preparo de proteínas na brasa. Após uma série de grandes desafios na cozinha, Daniela Dantas e Felipe Bruzzi tornaram-se finalistas. No entanto, a carioca venceu o adversário e levou o grande prêmio.

Quem é a chef Daniela Dantas?

Reprodução/Band

Daniela Dantas tem 49 anos, é natural de Petrópolis, Rio de Janeiro, e advogada de profissão. Acumulou alguns rivais ao longo do programa, mas pode contar com o apoio dos fãs nas redes sociais. Na semifinal, apresentou um prato autoral – cavaquinha com espuma picante, erva-doce no molho ácido e esferas de coentro.

Na final do reality, ela seguiu se destacando, preparando uma entrada de ostra com molho inspirado na moqueca baiana, acompanhada de mandioca suflada, uma massa fresca com molho de camarão e bisque, e, como sobremesa, um mousse de cambuci com coulis de araruta.

Já o menu de Felipe, contou com um prato de camarão com caldo de tucupi como entrada, polvo e repolho braseados acompanhados de purê de mandioca como prato principal, e a clássica sobremesa italiana – Tiramisú com acompanhamento de gelato e vinho marsala.

Por fim, o cardápio da carioca foi o que mais agradou o paladar dos jurados, e ela recebeu um prêmio em dinheiro no valor de R$500 mil, assessoria especializada, um curso na clássica escola de gastronomia Le Cordon Bleu e o troféu MasterChef.

Daniela tem o sonho de abrir um bistrô de nome Dona Dandi com o dinheiro do prêmio. Felipe Bruzzi, por sua vez, disse que, apesar de não ter ficado em primeiro lugar, ficou feliz com seu desempenho.

O cozinheiro revelou também que pretende continuar gravando conteúdos de culinária para o Youtube, montar um pequeno estúdio e futuramente abrir seu restaurante.

E você, o que achou do menu dos finalistas?

Para mais conteúdos sobre o MasterChef e outras notícias gastronômicas, acesse o Broune

Avalie essa receita

0 / 5. Votos: 0