Reprodução/Instagram @claricechwartzmann
Clarice Chwartzmann faleceu no último sábado, (13). A chef estava internada na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital em São Paulo após ter sofrido um infarto enquanto ainda estava no Ceará, na última terça-feira (09).
Clarice é natural de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, e atuava como publicitária. No entanto, em 2014 decidiu se dedicar a sua grande paixão: o churrasco. Cria, então, o projeto “A Churrasqueira“, que formou mais de três mil mulheres assadoras, incentivando o empoderamento feminino e a liberdade financeira das alunas.
O curso conta com cerca de dez módulos e um e-book com mais de setenta páginas. As alunas podem assistir as aulas da onde quiserem, de forma remota. Posteriormente, a mestra do churrasco também lançou o curso “Do Zero à Magia da Brasa“, um guia para iniciantes no preparo de carnes.

A Trajetória de Clarice Chwartzmann
Nas redes sociais, a culinarista divulgava dicas sobre os melhores temperos, carnes para churrasco e receitas feitas a beira da brasa. Clarice Chwartzmann participou de diversos eventos e palestras gastronômicas.
Ainda em seu instagram, a especialista em carnes publicava outros trabalhos, como o serviço de catering para compromissos sociais e corporativos, consultorias, serviços On Demand e curadoria.
Nas telonas, participou como jurada no programa “É De Casa na Brasa“, fez aparição no programa “É De Casa” e “Cozinheiros em Ação” do GNT. Além disso, fez participações no programa “Saia Justa” e “Tempero de Família.”
Em 2022, Caetano Veloso, em uma viagem ao Rio Grande do Sul, aproveitou para provar o churrasco peparado por Clarice.
O corpo da chef foi cremado no último domingo, (14). A família também fará a cerimônia de despedida em Porto Alegre, mas ainda não definiram a data.
Homenagem
As irmãs Lilian, Flavia e Luciana Chwartzmann, fizeram uma declaração a Clarice, em nota divulgada no G1:
“Todos os que conviveram com ela têm alguma história pra contar da Cla. Em sua passagem pela vida, ela foi como um trovão. Porém não pela fúria, mas como uma força da natureza, como um evento poderoso, em que a luz vem antes do som. Assim ela chegava e assim abria caminhos.”
E completaram:
“Foi a primeira filha, a independente, a inquieta, a empreendedora, a churrasqueira que quebrou muitos tabus, a criadora de empresas, marcas e ideias que tiveram relevância, tanto como referência para seu núcleo familiar e amigos, quanto para a cultura e o mundo ao seu redor. “
“Nos altos e baixos da vida, a Cla não deixava a peteca cair. Ela estava sempre em movimento. O legado dela é gigante e não vai parar por aqui.“
A (Associação Gaúcha de Churrasqueiros e Chefs) também divulgou nota lamentando o falecimento de Clarice Chwartzmann, afirmando que a moça deixará legado na culinária brasileira:
“Clarice foi inspiração para inúmeras mulheres, mestra que transformou a forma de viver e celebrar o assado, deixando um legado marcado pela coragem, paixão e generosidade.”

(Fala publicada originalmente na CNN Brasil)
Clarice com certeza marcou a história do churrasco brasileiro com suas dicas de preparo e iniciativas inovadoras.
Para mais notícias gastrônomicas, acesse o Broune