Reprodução/Instagram @cantodocupim
Uma sobremesa inusitada fez sucesso no Canto do Cupim Prudente, restaurante localizado em Presidente Prudente, interior de São Paulo. O vídeo, publicado nas redes sociais do estabelecimento, já alcançou mais de 80 mil visualizações.
O famoso doce consiste em uma panacota de chocolate em formato de capivara.
Faturamento
O local já vendeu aproximadamente 1.000 capivaras, segundo vídeo também publicado nas redes. E é claro que os clientes ficaram animados com a novidade: “Que bonitinho, parece deliciosa. Vai ser um sucesso.”
“Estou apaixonada nessa sobremesa! Linda e uma delícia! Só experimentando pra saber!”
A panacota entrou para o menu do restaurante no final de julho. O Canto do Cupim conta com mais uma unidade localizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. E é claro que o doce também aumentou o número de clientes por lá.
É feita com Nuttella e chocolate meio amargo, coberta com uma farofa de bolacha amanteigada em volta e castanhas no formato de capivara. Os olhos são feitos com semente de gergelim, e os olhos com chocolate em pó.

Segundo o Portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios, o faturamento da unidade de Campo Grande aumentou em 30%.
O proprietário do local, Ricardo Venturini, detalhou ao veículo de onde veio a ideia de transformar a panacota em um animalzinho.
Segundo o empresário, a capivara é um símbolo importante do Mato Grosso do Sul, e estão sempre andando por ai. Foi daí, então, que veio a ideia da sobremesa.
Após finalização da receita, o restaurante encomendou a forma de capivara de uma empresa chinesa.
Aliás, a iguaria levou cerca de três meses para chegar na consistência correta. Gracielle Marques, fabricante e dona da rede em São Paulo, conversou com a imprensa sobre o sucesso gastronômico, e contou que um casal viajou cerca de 100km para experimentá-la.
A panacota custa em torno de R$48,00 e serve duas até duas pessoas.
Mas o restaurante não foi o primeiro a transformar bichinhos em doce.
O Centro Gastronômico Yamaga, em Belém, também traz a sua versão da capivara em formato de panacota de chocolate e o “Puru Puru”, panacota tradicional com calda de frutas vermelhas em formato de gatinho.

Da onde vem a panacota?
A sobremesa é de origem italiana, mas não se sabe ao certo como surgiu. Seu nome signfica “nata cozida”, e sua base contém creme de leite, açúcar e baunilha.

A seguir, confira a receita da chef Carol Góes da Cantina da Tia Lina, interior de São Paulo, de panacota tradicional, feita com os ingredientes citados acima e calda de frutas vermelhas:
Ingredientes da Panacota/Pannacotta
- 1 litro de creme de leite
- 180g de açúcar
- 5g de baunilha
- 12g de gelatina sem sabor
Ingredientes da calda de frutas vermelhas:
- 200g de água
- 160g de açúcar
- 500g de frutas vermelha
Modo de fazer:
Panacota:
Adicione o creme de leite, açúcar e a baunilha em uma panela e deixe ferver. Quando ferver, adicione a gelatina já hidratada. Coloque em taças e leva à geladeira.
Calda de frutas vermelhas:
Reduza a água com açúcar pela metade no fogo, adicione as frutas vermelhas na calda e bata no liquidificador.
Para mais notícias gastronômicas, acesse o Broune