Reprodução/ Brielle Patton, D3 Studio via PepsiCo
A PepsiCo decidiu investir em uma campanha peculiar e criativa: O lançamento dos famosos salgadinhos Cheetos e Doritos sem os corantes artificiais que mantêm o sabor dos snacks, trocando pelo amarelo natural. A nova linha, chamada de Simply NKD, já chegou aos supermercardos norte-americanos. O sabor dos produtos continua o mesmo, mas em sua cor natural. O Flamin’ Hot Cheetos, por exemplo, passa de um vermelho intenso para um amarelo claro que deixa um pó branco nos dedos.
Já o Doritos Nacho Cheese, considerado o favorito da maioria, perde a cor alaranjada e ganha uma aparência de um salgadinho de milho comum e amarelado. Rachel Ferdinando, CEO da PepsiCo Foods US, afirma que a decisão não foi motivada por pesquisas de mercado e análises de consumo: “Nenhum insight jamais sugeriria remover a cor de Doritos ou Cheetos, porque são favoritos dos fãs.“
Mas por que a mudança?
Com o projeto em mente, a empresa passou cerca de oitos semanas testando os salgadinhos em salas iluminadas por luz vermelha, para que não houvesse a influência da cor na perpeção do sabor. “Se você fechar os olhos, tem a mesma crocância, o mesmo sabor.” Fato é que a mudança aconteceu em meio ao “Make America Healthy Again” – que pressiona o mercado de alimentos para que as marcas encontrem alternativas naturais à corantes e componentes industrializados.
Além disso, a PepsiCo já contava com uma linha sem corantes, mas o sabor é um pouco diferente do Cheetos e Doritos originais. Agora, a NKD quer reproduzir o sabor exato dos salgadinhos em sua cor e fórmula naturais. Para completar, a marca vem sofrendo pressões da ativista Elliott Investment Management, que pediu uma revisão completa do portfólio de produtos.
Desafios
Mas nem sempre é fácil agradar a percepção do público sem as cores originais do produto. A Crystal Pepsi, refrigerante transparente lançado em 1990, foi descontinuado após um pedido dos consumidores de continuar com a cor do refrigerante. A General Mills teve que reinserir os corantes artificias no Twix após uma ampla rejeição pela versão natural.
Campanha criativa

Para divulgar a nova versão dos snacks, a GUT Miami criou a campanha “The Renaissance of Snacking”, apresentando os salgadinhos “despidos”, como se fossem obras renascentistas, com um vídeo de 30 segundos demonstrando os novos produtos.
Salgadinhos famosos no Brasil
Já que estamos falando de snacks criativos, um destaque para os salgadinhos e snacks exóticos de sucesso por aqui com certeza é bem vindo. Este ano, o Brasil recebeu o Doritos sabor manga e cream cheese, surpreendo e atiçando a curiosidade dos amantes do salgadinho. A versão Simply NDK dos snacks ainda não tem data para chegar ao Brasil.
Outros snacks importados de sucesso
- Coca cola sabor baunilha
- Nutella Biscuits
- Chocolate Milka
- Balas asiáticas azedas

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