Reprodução/Instagram @ivanralstonb
Na última quinta-feira, (02), foi divulgada a lista dos melhores chefs de 2025, segundo a The Best Chef 2025, que incluiu 22 brasileiros. O evento foi a nona edição do guia, e aconteceu em Milão, na Itália.
A premiação acontece com um sistema de facas que funciona como uma distribuição de estrelas. Os chefs que conquistam 20% pontos recebem uma faca, os profissionais que alcançam 40 pontos recebem duas facas, e os nomes que ganham 80% pontos comemoram as três facas.
Na lista dos chefs que conquistaram 20% dos pontos, ficaram Thomas Troisgros (Toto, Oseille, no Rio), Tadashi Shiraishi (Kanoe, em São Paulo), Rodrigo Oliveira (Mocotó, em São Paulo), Eduardo Ortiz e Luana Sabino (Metzi, São Paulo).
Helena Rizzo (do Maní e Manioca, em São Paulo), Dante e Kafe Bassi (do Manga, em Salvador), Felipe Bronze (do Oro, no Rio de Janeiro, e Pipo e Taraz, em São Paulo), Kazuo Harada (do Kazuo, em São Paulo, e Emy, em Curitiba), Gerônimo Athuel (Ocyá, no Rio de Janeiro), Tássia Magalhães (Nelita, em São Paulo).
(Lista divulgada no UOL).
O chef Ivan Ralston Bielawski alcançou a marca das três facas, tornando-se o terceiro cozinheiro brasileiro a conquistar a posição, junto à Alex Atala e Manu Buffara. Na premiação, cerca de 783 chefs foram prestigiados: 126 com três facas; 236 com duas e 421 com uma.
972 profissionais de 64 países realizam a votação. A seguir, confira mais informações sobre os chefs brasileiros premiados:
Ivan Ralston Bielawski

Ivan é natural de São Paulo e administra o restaurante TUJU, no Jardim Paulistano, na Zona Sul da capital paulista, que também recebeu o título de melhor restaurante da cidade.
O cozinheiro é formado em gastronomia pela Escuela de Hostelería Hofmann, em Barcelona, e também é graduado em música pela Berklee College of Music, em Boston. O TUJU é um restaurante com cardápio sazonal, com menus de degustação que prestam homenagens às estações do ano.
Alex Atala

O chef possui mais de 20 anos de carreira, e é considerado um dos cozinheiros mais renomados do país. Na adolescência, fez um mochilão pela Europa e chegou a trabalhar em restaurantes na França e Itália. Em 1999, inicia sua trajetória como proprietário do Namesa, ao mesmo tempo em que abriu o restaurante D.OM.
Manu Buffara

É conhecida por sua culinária autoral, com cardápio desenvolvido com ingredientes essencialmente brasileiros e locais. Comanda o restaurante Manu, em Curitiba (PR).
Além dos chefs citados acima, saiba quais são os outros cozinheiros brasileiros participantes da premiação:
- Alberto Landgraf: Oteque, Rio de Janeiro;
- Fabrício Lemos e Lisiane Arouca: Origem, Salvador;
- Janaina Torres: Bar da Dona Onça, São Paulo;
- Jefferson Rueda: A Casa do Porco, São Paulo;
- Luiz Filipe Souza: Evvai, São Paulo;
- Rafa Costa e Silva: Lasai, Rio de Janeiro.
(Referência da lista e informações dos chefs – CNN Brasil).
Acesse o Broune para mais notícias gastronômicas