Crédito/Divulgação
Nos anos 90, a Guaraná Antártica lançou um vídeo divulgando a origem de seus refrigerantes, mostrando a fruta amazônica que é a base de seus refrigerantes. Trinta anos depois, a marca decidiu recriar o icônico comercial, junto ao influenciador Brino. No filme, o criador de conteúdo e embaixador da empresa, vai até Maués, Amazônia, para conhecer a rotina dos produtores do guaraná e o processo de cultivo.
Desde 1962, A Guaraná participa de ações criadas com a finalidade de proteger e fortalecer a agricultura local. “Ao recriar esse clássico dos anos 90 com a linguagem e o olhar de um criador de conteúdo, mostramos como uma marca com mais de 100 anos pode continuar sendo parte ativa da cultura, dialogando com as novas gerações sem perder sua essência”, comenta André Kassu, coCEO da CP+B, em nota ao Portal da Propaganda.
Além disso, a adaptação do vídeo publicitário aproveitou para alfinetar a concorrente Coca-Cola; “É com o fruto dessa árvore, que é feito o seu Guaraná Antarctica. Agora pede à Coca-Cola pra mostrar pra você a árvore da Coca” – diz a versão original. O novo comercial com o influencer não fugiu da ideia de cutucar a marca; “Nascer de um fruto não é para todo refri.”
Confira a versão original do comercial:
Em seguida, veja o novo comercial com o influenciador
O filme publicitário também ficará disponível no instagram e Tik Tok.
Responsabilidade e iniciativa
Desde 1962, a Guaraná Antártica incentiva o cultivo da fruta na Amazônia, firmando uma parceria com os produtores. Em Maués (AM), a produção do fruto acontece em áreas cercadas pela mata nativa. Ademais, a empresa ampliou o viveiro das mudas da Fazenda Santa Helena. A expectativa é que mais de cem mil unidades sejam produzidas e doadas até 2026, gerando renda para mais de 1,5 famílias locais.
Outras parcerias interessantes
A Guaraná lançou um jingle inspirado no filme ‘Wandinha.’ A batida é uma mistura de pop e gótico. No vídeo, “mãozinha”, parceira da protagonista, aparece preparando uma pipoca e servindo o refrigerante, com figurino e iluminação inspirados na série. Para completar, a gigante da Ambev lançou latinhas temáticas colecionáveis com ilustrações exclusivas.
“O retorno do nosso jingle amado conecta muito por esse lado da nostalgia, mas também por ser peça central de uma narrativa que mistura memória coletiva, comportamento atual e linguagem de fandom”, – afirmou Guilherme Poares, diretor de Marketing da marca.
“Acreditamos que parte da força de uma marca há mais de 100 anos com os brasileiros está justamente em saber se atualizar sem perder sua essência. Esse jingle que embalou os anos 90 continua despertando memórias em quem viveu essa época, e agora, também se conecta com um novo formato.” Concluiu o executivo. Em suma, escolher elementos nostálgicos para recriar comerciais e filmes publicitários é algo bem inteligente, já que chama a atenção dos consumidores que acompanharam estes lançamentos e hoje podem reviver a experiência, mas em um formato totalmente novo.
(Falas do diretor – Mundo do Marketing)
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