Reprodução/Instagram @cheirodopao
A Panettone World Championship é realizada pela Academia de Mestres da Massa Fermentada e do Panetone Italiano, e acontece tradicionalmente em Milão, na Itália, com o intuito de premiar os melhores panetones do mundo. Esse ano, a premiação aconteceu entre os dias 13 e 18 de outubro, e consagrou o panetone da padaria Cheiro do Pão, em Fortaleza, como o 2º melhor do mundo.
A equipe dos chefs brasileiros Brunno Malheiros (o dono da padaria), Joze Nilson Diniz (SP), Matheus Andrade (RN) e Déborah Zanzini (SP), subiram ao pódio com o título de melhor panetone de chocolate do mundo. No preparo da iguaria, o padeiro adiciona lascas de chocolate e uma cobertura crocante de farinha de amêndoas e avelãs. Além disso, os confeiteiros também se destacaram na categoria Panetone Inovativo, com a produção de panetones com doce de leite, maracujá, tapioca e coco ralado, laranja cristalizada, uvas-passas e cidras.
O prêmio do segundo lugar da competição é de é de 4 mil euros (aproximadamente R$ 25 mil). Quem ganhou o primeiro lugar da premiação foi o Taiwan, conquistando um prêmio de 8 mil euros.
Método de preparo

O chef Brunno Malheiros detalhou, ao Portal Grandes Empresas & Grandes Negócios, o processo de preparo de seu panetone:
“Após o preparo e findada a cocção a 150 ºC, os panetones são imediatamente invertidos e permanecem em descanso por pelo menos 12 horas, garantindo alveolatura estável, maciez e preservação do aroma.”
“Chegar até aqui requer muita dedicação, trabalho em equipe, fornecedores alinhados com o nosso propósito e compromisso com os clientes. Assim estamos construindo a história da Cheiro do Pão na panificação artesanal. O reconhecimento na PWC 2025 vem coroar os cinco anos da padaria e ratificar que estamos no caminho certo” – comemorou.
A premiação é recente, visto que esta é a quarta edição da Panettone World Championship e a segunda realizada em grupos.
A padaria
a padaria Cheiro do Pão fica no Ceará, em Fortaleza. Os pães são assados diretamente na pedra do forno, garantindo um miolo úmido, macio e casca crocante, e são feitos apenas com farinha, água, sal e fermento natural. Além disso, a panificadora utiliza farinha italiana e farinhas nacionais orgânicas. No menu da Cheiro de Pão, é possível conferir algumas opções de pães artesanais, são eles:
- Italiano
- Rústico com gergelim
- Açafrão da terra e linguiça calabresa
- Olive, a base de azeitonas, azeite e alecrim

Além dos pães, a padaria possui especialização em panetones de frutas e chocolate artesanais, croissants, brioches, Pain au Chocolat.
O padeiro

Brunno Malheiros é neto de panificadores. Desde cedo, sempre se encantou pelo universo culinário, e, posteriormente, começou a estudar sobre gastronomia e praticar suas habilidades como padeiro. Atualmente, o cozinheiro oferece em seu centro gastronômico cursos voltados à pessoas que desejam se especializar na área. Nos anos de 2022 e 2023, conquistou o título de melhor panetone do Brasil, e entre 2022 e 2024 seus panetones ficaram na lista dos 10 melhores panetones do mundo.
Acesse o Broune para mais conteúdos gastronômicos

